Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/749
Título: | O processo de implantação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do IFS - Campus Glória |
Título(s) alternativo(s): | The implementation process of the Nucleus of Assistance to People with Specific Needs (NAPNE) of IFS - Campus Glória |
Autor(es): | Santos, Danise Vivian Gonçalves dos Fonseca, Beatriz Francisca Souza Souza, Iranilde dos Santos Rocha |
Palavras-chave: | Educação - Sergipe; Educação inclusiva; Portador de necessidades especiais; Ensino-aprendizagem; Education; Inclusive education; Instituto Federal de Sergipe; Instituição pública |
Data do documento: | Dez-2015 |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas - UFAL |
Citação: | SANTOS, Danise Vivian Gonçalves dos; FONSECA, Beatriz Francisca Souza; SOUZA, Iranilde dos Santos Rocha. O processo de implantação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do IFS - Campus Glória. In: Encontro Alagoano de Educação Inclusiva, 6, Maceió, 2015. Anais eletrônicos... Maceió, UFAL, dez., 2015 |
Resumo: | O presente trabalho relata a experiência de implantação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Instituto Federal de Sergipe-IFS/Campus Glória. Tal compartilhamento torna-se sumário por possibilitar a discussão e reflexão coletiva das práticas adotadas, a articulação de pesquisadores, profissionais e/ou instituições que se debruçam sobre a temática em questão, assim como a maturação conjunta de ações. Para tanto, adotaremos como perspectiva metodológica a análise coletiva das etapas da implantação que estão sendo vivenciadas, assim como das ações e estratégias que emergem nesse processo. Sintetizando o que já está sendo experienciado ao longo desse processo de implantação, faz-se necessário ressaltar que, embora se reconheça a necessidade de intensificar e aprimorar as ações inclusivas em andamento e de desenvolver tantas outras, é possível notar, ainda que de forma pontual, uma crescente mudança cultural na forma de pensar e fazer educação inclusiva na rotina escolar do IFS/Campus Glória. |
Resumo (segunda língua): | This paper reports on the experience of implementing the Nucleus of Assistance to People with Specific Needs (NAPNE) of the Federal Institute of Sergipe-IFS / Campus Glória. This sharing becomes summary because it allows the discussion and collective reflection of the practices adopted, the articulation of researchers, professionals and / or institutions that study the subject matter, as well as the joint maturation of actions. To do so, we will adopt as a methodological perspective the collective analysis of the stages of implementation that are being experienced, as well as the actions and strategies that emerge in this process. Summarizing what is already being experienced throughout this implementation process, it is necessary to emphasize that, although it is recognized that there is a need to intensify and improve inclusive actions in progress and to develop so many others, it is possible to note, , a growing cultural shift in thinking and inclusive education in the IFS / Campus Gloria school routine. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/749 |
ISSN: | 2447-9977 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O processo de implantacao do Nucleo de atendimento as pessoas com necessidadees especificas.pdf | 331,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.