Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/760
Título: Acolhimento e cadastramento dos discentes mediante a política de cotas para pessoas com necessidades específicas
Título(s) alternativo(s): Reception and enrollment of students through the quota policy for people with specific needs
Autor(es): Rocha, Flávia Silva
Lobão, Fabiana de Oliveira
Almeida, Ronise Nascimento de
Palavras-chave: Educação; Educação inclusiva; Acolhimento; Portador de necessidades especiais; Education; Inclusive education; Instituto Federal de Sergipe; Instituição pública
Data do documento: Mai-2017
Editor: Universidade Tiradentes - UNIT
Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professor - Programa de Pós-graduação em Educação
Citação: ROCHA, Flávia Silva; LOBÃO, Fabiana de Oliveira; ALMEIDA, Ronise Nascimento de. Acolhimento e cadastramento dos discentes mediante a política de cotas para pessoas com necessidades específicas. In: Encontro Internacional de Formação de Professores - ENFOPE, 11, 2018, Aracaju. Anais... Aracaju: UNIT, 2018
Resumo: O presente estudo teve como objetivo apresentar a experiência realizada pelo Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) na efetivação do acolhimento e cadastramento dos discentes ingressantes pela política de cotas para pessoas com deficiência no Instituto Federal de Ensino, Ciências e Tecnologia de Sergipe (IFS). Para tanto foi realizada revisão bibliográfica tendo como critério de inclusão artigos e livros que abordem a temática da educação inclusiva, bem como utilizou-se a técnica de análise documental, possibilitando assim maior compreensão das acerca das ações adotadas pelo NAPNE. A pesquisa em pauta caracterizou-se como descritiva, com abordagem qualitativa sobre a forma de estudo de caso. Conclui-se portanto que o NAPNE desenvolve ações de acolhimento e cadastramento dos discentes no IFS corroborando para o fortalecimento de políticas públicas de inclusão no contexto da educação, bem como contribuindo para a permanência do discente no ambiente escolar.
Resumo (segunda língua): The purpose of this study was to present the experience performed by the NAPNE (Nucleus of Attention to People with Specific Needs) in the accomplishment of the reception and enrollment of students entering the quota policy for people with disabilities at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Sergipe (IFS). In order to do so, a bibliographic review was carried out with the inclusion criteria of articles and books that deal with the issue of inclusive education, as well as the documentary analysis technique, thus enabling a better understanding of the actions adopted by NAPNE. The research in question was characterized as descriptive, with a qualitative approach on the form of case study. It is concluded that NAPNE develops actions for the reception and enrollment of students in the IFS corroborating the strengthening of public inclusion policies in the context of education, as well as contributing to the student's permanence in the school environment.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/760
ISSN: 2179-0663
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Acolhimento e cadastramento dos discentes mediante a politica de cotas .pdf398,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.