Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/761
Título: | Docência interativa online: contribuições para mediação pedagógica via fórum de discussão |
Título(s) alternativo(s): | Online interactive teaching: contributions to pedagogical mediation via discussion forum |
Autor(es): | Souza, Fábio Kalil de Burnham, Teresinha Fróes |
Palavras-chave: | Educação; Pedagogia; Aprendizagem; Fórum de discussão; Educação a distância - EAD; Education; Discussion fórum; Learning; Pedagogy |
Data do documento: | Mai-2013 |
Editor: | Universidade Federal de Sergipe - UFS |
Citação: | SOUZA, Fábio Kalil de; BURNHAM, Teresinha Fróes. Docência interativa online: contribuições para mediação pedagógica via fórum de discussão. Revista Edapeci, São Cristóvão, v. 13, n. 2, p. 184-199, maio/ago., 2013. |
Resumo: | Esta produção analisa postagens/mensagens/enunciados de fóruns de discussão online presentes em dois módulos de um projeto de pesquisa específico, mapeando (e discutindo) mediações consideradas favoráveis à aprendizagem colaborativa. Como uma investigação de caráter exploratório e na modalidade estudo de caso, optamos por observação participante e análise de conteúdos como procedimentos metodológicos. A pesquisa mostra a relevância de ações mediadoras que provoquem questionamentos, reflexões e confronto de ideias/pensamentos, que fortaleça laços de comunidade, que incentive a pesquisa e o trabalho colaborativo e que arquitete situações de aprendizagem que privilegiem a interlocução e o intercâmbio de saberes e experiências entre os envolvidos. Concluímos com um rol de considerações que podem auxiliar na mediação pedagógica com esse protocolo digital. |
Resumo (segunda língua): | We analyzed posts/messages/statements of online discussion forums on these two modules of one specific project, mapping (and arguing) mediations considered favorable to collaborative learning. As an exploratory research and with the method of case study, we chose a participant observation and analysis of contents as methodological procedures. The research shows the importance of mediation actions that provoke questions, reflections and confrontation of ideas / thoughts that strengthen community bonds, which encourages research and collaborative work, planning learning situations that emphasize dialogue and exchange of knowledge and experiences. We conclude with a list of considerations that can help with this pedagogical mediation digital protocol. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/761 |
ISSN: | 2176-171X |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Docência Interativa Online Contribuicoes para Mediacao Pedagogica .pdf | 906,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.