Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/762
Título: | Notas sobre a relação família-escola na contemporaneidade |
Título(s) alternativo(s): | Notes on the relationship between school and contemporary |
Autor(es): | Souza, Fábio Kalil de |
Palavras-chave: | Educação; Escola; Família; Pedagogia; Education; Family; Pedagogy; School |
Data do documento: | Jan-2017 |
Editor: | Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC |
Citação: | SOUZA, Fábio Kalil de. Notas sobre a relação família-escola na contemporaneidade. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, v. 51, n. 1, p. 124-143, jan-jun 2017 |
Resumo: | O desenvolvimento de qualquer ser humano pode ser concebida de forma intercontextual. Durante sua existência ele atravessa, mormente, dois inquestionáveis contextos de desenvolvimento: a família e a escola. Compreender como essas agências atuam, separadas e interconectadas, nesse processo de vir-a-ser do indivíduo é fundante para deseclipsar o assunto. A relação entre elas passa a ser o foco. Este artigo, de natureza teórica, apresenta um estudo não exaustivo da relação família-escola. A partir da revisão bibliográica como metodologia, que inclui resultados de pesquisas nacionais e estrangeiras, o autor transita na temática descrevendo as principais contribuições das investigações. Concluiu-se que a relação família-escola, tomada como imprescindível ao desenvolvimento dos sujeitos, é carregada de ambivalências, conflitos, assimetrias, contradições, mas também de cooperação, de parceria e de complementaridade de ações, a depender de como se dá o jogo inter-relacional entre os envolvidos e a presença de fatores socioculturais diversos. |
Resumo (segunda língua): | The development of any human being can be conceived in an intercontextual way. During its existence, it goes through, especially, two unquestionable development contexts: the family and the school. Understanding how these agencies operate both separately and interconnectedly in the process of coming-into-being of the individual is foundational to make this matter visible. The relationship between such agencies becomes the focus. This theoretical article presents a nonexhaustive study of family-school relationship. The methodology used is a literature review, which includes results from national and international research. The author moves on the topic describing the main contributions of the investigations. It was concluded that the family-school relationship, taken as essential to the development of the subject, is charged with ambivalence, conlicts, inequalities, contradictions, but also with cooperation, partnership and complementarity of actions, depending on how the game interrelation between those involved happens and the presence of various sociocultural factors. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/762 |
ISSN: | 2178-4582 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Notas sobre a relação familia-escola na contemporaneidade.pdf | 389,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.