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dc.date.accessioned2019-03-26T14:37:11Z-
dc.date.available2019-03-26T14:37:11Z-
dc.date.issued2013-09-
dc.identifier.citationLIMA, Márcio Santos . A inserção do engraxate pintor João Alves no circuito baiano de arte moderna. In: Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 7, 2013, São Cristóvão - SE. Anais eletrônicos... São Cristóvão, UFS, v. 07, n. 01, p.1-6, set./2013pt_BR
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/798-
dc.description.abstractA pesquisa busca destacar o afro-brasileiro engraxate pintor João Alves, de um dos momentos de maior efervescência cultural da Bahia, meados do século XX. O artista era considerado “primitivo” e participou intensamente do circuito de arte da época modernista, com expressivo reconhecimento nacional. Para tanto, o artigo traz a trajetória e caminhos que consolidaram sua inserção no universo artístico, e analisa fatores que contribuíram para um homem, sem estudos oficiais de pintura, engraxate, pobre e morador do Pelourinho, participar de exposições, tanto individuais como coletivas, e até ser nome de destaque nas duas únicas edições históricas das bienais nacionais de Artes Plásticas da Bahiapt_BR
dc.description.sponsorshipColóquio Internacional Educação e Contemporaneidade - EDUCONpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipe - UFSpt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectModernismopt_BR
dc.subjectPrimitivismopt_BR
dc.subjectJoão Alves (pintor)pt_BR
dc.subjectPinturapt_BR
dc.subjectPrimitivismen
dc.subjectPaintingen
dc.subjectModernismen
dc.titleA inserção do engraxate pintor João alves no circuito baiano de Arte Modernapt_BR
dc.title.alternativeThe insertion of shoe painter João alves in the Bahia circuit of Modern Arten
dc.typeComunicação em eventopt_BR
dc.contributor.authorLima, Márcio Santos-
dc.description.abstract2The research seeks to highlight the Afro-Brazilian painter João Alves, from one of the moments of greatest cultural effervescence of Bahia, mid-twentieth century. The artist was considered "primitive" and participated intensely in the art circuit of the modernist period, with expressive national recognition. In order to do so, the article presents the trajectory and paths that consolidated its insertion in the artistic universe, and analyzes factors that contributed to a man, without official studies of painting, shine, poor and resident of Pelourinho, to participate in exhibitions, both individual and collective, and until being a prominent name in the only two historical editions of the national biennials of Plastic Arts of Bahiaen
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Edificações

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