Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/798
Título: A inserção do engraxate pintor João alves no circuito baiano de Arte Moderna
Título(s) alternativo(s): The insertion of shoe painter João alves in the Bahia circuit of Modern Art
Autor(es): Lima, Márcio Santos
Palavras-chave: Arte; Modernismo; Primitivismo; João Alves (pintor); Pintura; Primitivism; Painting; Modernism
Data do documento: Set-2013
Editor: Universidade Federal de Sergipe - UFS
Citação: LIMA, Márcio Santos . A inserção do engraxate pintor João Alves no circuito baiano de arte moderna. In: Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 7, 2013, São Cristóvão - SE. Anais eletrônicos... São Cristóvão, UFS, v. 07, n. 01, p.1-6, set./2013
Resumo: A pesquisa busca destacar o afro-brasileiro engraxate pintor João Alves, de um dos momentos de maior efervescência cultural da Bahia, meados do século XX. O artista era considerado “primitivo” e participou intensamente do circuito de arte da época modernista, com expressivo reconhecimento nacional. Para tanto, o artigo traz a trajetória e caminhos que consolidaram sua inserção no universo artístico, e analisa fatores que contribuíram para um homem, sem estudos oficiais de pintura, engraxate, pobre e morador do Pelourinho, participar de exposições, tanto individuais como coletivas, e até ser nome de destaque nas duas únicas edições históricas das bienais nacionais de Artes Plásticas da Bahia
Resumo (segunda língua): The research seeks to highlight the Afro-Brazilian painter João Alves, from one of the moments of greatest cultural effervescence of Bahia, mid-twentieth century. The artist was considered "primitive" and participated intensely in the art circuit of the modernist period, with expressive national recognition. In order to do so, the article presents the trajectory and paths that consolidated its insertion in the artistic universe, and analyzes factors that contributed to a man, without official studies of painting, shine, poor and resident of Pelourinho, to participate in exhibitions, both individual and collective, and until being a prominent name in the only two historical editions of the national biennials of Plastic Arts of Bahia
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/798
ISSN: 1982-3657
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Edificações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A inserção do engraxate pintor João alves no circuito baiano.pdf189,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.