Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/799
Título: | A escola o professor e as praticas escolares entre consenso e conflitos |
Título(s) alternativo(s): | The school teacher and school practices between consensus and conflict |
Autor(es): | Lima, Claudia de Medeiros Lima, Márcio Santos |
Palavras-chave: | Educação; Cultura; Escola Nova; Conservação; Movimento social; História da educação; Education; History of education; Conservation; Culture |
Data do documento: | Set-2013 |
Editor: | Universidade Federal de Sergipe - UFS Grupo de Pesquisa em Educação e Contemporaneidade - EDUCON |
Citação: | LIMA, Claudia de Medeiros; LIMA, Márcio Santos. A escola, o professor e as práticas escolares: entre consensos e conflitos. In: Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 7, São Cristovão. 2013. Anais eletrônicos... São Cristóvão, UFS, v. 07, p.1-6, set., 2013 |
Resumo: | Este artigo pretende discutir práticas escolares com o resultado da transmissão, conservação e propagação cultural. A pesquisa qualitativa e bibliográfica faz um corte entre o período colonial e a primeira república, onde são analisados os consensos e conflitos que permearam o movimento educacional do país. Na tentativa de esclarecer a imbricação entre política e educação, são levantadas questões que influenciam a influência da escolaridade, das práticas escolares e do ensino e formação profissional, bem como dos protagonistas que estão presentes no campo dos movimentos educacionais e aprendem sobre suas perspectivas. : histórico, político e econômico. |
Resumo (segunda língua): | This article intends to discuss school practices with the result of transmission, conservation and cultural propagation. The qualitative and bibliographical research makes a cut between the colonial period and the first republic, where the consensuses and conflicts that permeated the educational movement of the country are analyzed. In an attempt to clarify the imbrication between politics and education, questions are raised that influence the influence of schooling, school practices, and vocational education and training, as well as the protagonists who are present in the field of educational movements and learn about their perspectives: historical, political and economical. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/799 |
ISSN: | 1982-3657 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Edificações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A escola o professor e as praticas escolares entre consenso e conflitos.pdf | 179,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.