Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/799
Título: A escola o professor e as praticas escolares entre consenso e conflitos
Título(s) alternativo(s): The school teacher and school practices between consensus and conflict
Autor(es): Lima, Claudia de Medeiros
Lima, Márcio Santos
Palavras-chave: Educação; Cultura; Escola Nova; Conservação; Movimento social; História da educação; Education; History of education; Conservation; Culture
Data do documento: Set-2013
Editor: Universidade Federal de Sergipe - UFS
Grupo de Pesquisa em Educação e Contemporaneidade - EDUCON
Citação: LIMA, Claudia de Medeiros; LIMA, Márcio Santos. A escola, o professor e as práticas escolares: entre consensos e conflitos. In: Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 7, São Cristovão. 2013. Anais eletrônicos... São Cristóvão, UFS, v. 07, p.1-6, set., 2013
Resumo: Este artigo pretende discutir práticas escolares com o resultado da transmissão, conservação e propagação cultural. A pesquisa qualitativa e bibliográfica faz um corte entre o período colonial e a primeira república, onde são analisados os consensos e conflitos que permearam o movimento educacional do país. Na tentativa de esclarecer a imbricação entre política e educação, são levantadas questões que influenciam a influência da escolaridade, das práticas escolares e do ensino e formação profissional, bem como dos protagonistas que estão presentes no campo dos movimentos educacionais e aprendem sobre suas perspectivas. : histórico, político e econômico.
Resumo (segunda língua): This article intends to discuss school practices with the result of transmission, conservation and cultural propagation. The qualitative and bibliographical research makes a cut between the colonial period and the first republic, where the consensuses and conflicts that permeated the educational movement of the country are analyzed. In an attempt to clarify the imbrication between politics and education, questions are raised that influence the influence of schooling, school practices, and vocational education and training, as well as the protagonists who are present in the field of educational movements and learn about their perspectives: historical, political and economical.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/799
ISSN: 1982-3657
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Edificações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A escola o professor e as praticas escolares entre consenso e conflitos.pdf179,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.