Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/820
Título: O estudo dos sais: como proporcionar um aprendizado significativo em sala de aula?
Título(s) alternativo(s): The study of sais: how to provide meaningful learning in the classroom?
Autor(es): Santos, Maria de Fátima Costa
Melo, Rosanne Pinto de Albuquerque
Lopes, Francisco Luiz Gumes
Palavras-chave: Educação - Sergipe; Ciências - Ensino; Ensino médio; Ensino-aprendizagem; Sal; Química; Chemistry; Education; Science - teaching; Salt
Data do documento: Out-2012
Editor: Instituto Federal do Tocantins - IFTO
Citação: SANTOS, Maria de Fátima Costa; MELO, Rosanne Pinto de Albuquerque; LOPES, Francisco Luiz Gumes. O estudo dos sais: como proporcionar um aprendizado significativo em sala de aula? In: CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, 7., 2012, Palmas. Anais... Palmas: Instituto Federal de Tocantins, 2012.
Resumo: O trabalho apresenta uma proposta didática para o estudo da função inorgânica Sais, resultante de aulas dialogadas entre alunos do 1º Ano do Ensino Médio Colégio Estadual Presidente Costa e Silva e. A unidade foi sistematizada em texto, atividade dirigida, exibição de vídeo, análise de rótulos de águas minerais, confecção de mapa conceitual, construção e aplicação de um destilador alternativo e com materiais de baixo custo. Os resultados evidenciaram que a proposta didática foi efetiva, no entanto há necessidade de continuidade da proposta para que seja acompanhado o desenvolvimento desses alunos.
Resumo (segunda língua): The paper presents a didactic proposal for the study of the inorganic function Sais, resulting from a dialogue between students of the 1st year of High School and President Costa e Silva State College. The unit was systematized in text, directed activity, video display, analysis of mineral water labels, creation of conceptual map, construction and application of an alternative distiller and with low cost materials. The results showed that the didactic proposal was effective, however, there is a need for continuity of the proposal to accompany the development of these students.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/820
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O estudo dos sais como proporcionar um aprendizado significativo em sala de aula.pdf211,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.