Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/853
Título: | A ruptura da dicotomia propedêutico/profissionalizante no currículo: imperativo da formação humana |
Título(s) alternativo(s): | The rupture of the dichotomy propaedeutic / vocational in the curriculum: imperative of human formation |
Autor(es): | Lima, José Messias Resende Bezerra, Ada Augusta Celestino Lima, Dorothy Ribeiro Resende |
Palavras-chave: | Educação; Curriculum; Formação do professor; História da educação; Ensino médio; Education; Teacher training; History of education; Curriculum |
Data do documento: | 2018 |
Editor: | Editora do IFS - Edifs |
Citação: | LIMA, José Messias Rezende; BEZERRA, Ada Augusta Celestino; LIMA, Dorothy Ribeiro Resende. A ruptura da dicotomia propedêutico / profissionalizante no currículo [e-book]: imperativo da formação humana. Aracaju: Edifs, 2018. 176 p. |
Resumo: | Este livro retoma a discussão da dicotomia que teima em estar presente no Ensino Médio, última etapa da Educação Básica. Essa dicotomia é traduzida basicamente a partir de classes sociais, ensejando reais diferenças entre a escola do rico e a escola do pobre, tomando formas de trajetórias de Ensino Médio propedêutico e do percurso da Educação Profissional.Entendemos que essa configuração dual, sempre está presente na história da educação brasileira, tendo apresentado a partir de 2003, um avanço na direção da educação integrada, na perspectiva da politecnia ou da educação tecnológica, tendo como eixo o trabalho como princípio educativo. No referencial teórico, discutimos a politecnia, seus fundamentos e possibilidades como formação humana na Educação Básica, em especial no Ensino Médio. Em seguida passamos a expor uma pesquisa qualitativa sobre a questão do ponto de vista do Curso Médio Integrado, no IFS (Campus Aracaju - Sergipe), com suas dificuldades concretas de articulação entre as disciplinas propedêuticas de formação geral e as disciplinas práticas profissionalizantes, na área de Edificações. |
Resumo (segunda língua): | This book resumes the discussion of the dichotomy that holds in being present in High School, the last stage of Basic Education. This dichotomy is basically translated from social classes, giving rise to real differences between the school of the rich and the school of the poor, taking forms of trajectories of High School propaedeutic and the course of Professional Education. We understand that this dual configuration is always present in the history of Brazilian education. From 2003, it presented an advance in the direction of integrated education, from the perspective of polytechnics or technological education, working as an educational principle. In the theoretical referential, we discuss the politecnia, its fundamentals and possibilities as human training in Basic Education, especially in High School. Next, we present a qualitative research on the issue from the point of view of the Integrated Middle School, at the IFS (Campus Aracaju - Sergipe), with its concrete difficulties of articulation between the preparatory courses of general formation and the professional disciplines in the area of Buildings. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/853 |
ISBN: | 9788595910690 |
Aparece nas coleções: | Livro eletrônico (E-books) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A_ruptura_da_dicotomia.pdf | 1,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.