Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/905
Título: | Os agrônomos e a construção das políticas para o ensino agrícola no início do século XX |
Título(s) alternativo(s): | Agronomists and the construction of policy for agricultural teaching in the early 20th century |
Autor(es): | Nery, Marco Arlindo Amorim Melo |
Palavras-chave: | Educação; Educação agrícola; Agrônomo; Política pública; História da educação; Education; Public policy; History of education |
Data do documento: | Jan-2017 |
Editor: | Sociedade Brasileira de História da Educação Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | NERY, Marco Arlindo Amorim Melo. Os agrônomos e a construção das políticas para o ensino agrícola no início do século XX. Rev. bras. hist. educ., Maringá-PR, v. 17, n. 1, p. 167-199, Jan./Mar., 2017 |
Resumo: | As discussões sobre a modernização agrícola e a formação de mão de obra especializada, já presentes ao longo do século XIX, ganharam maior destaque com a criação da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), que refletiu a ascensão de uma parcela da elite agrária que buscava mais espaço na cena política e a emergência dos agrônomos como detentores do saber científico voltado para as práticas agrícolas. Os membros da SNA contrapunham-se ao poder da elite agrária paulista, cobrando do governo central a criação de uma política que atendesse aos interesses da entidade. Das tensões entre a SNA e os cafeicultores paulistas foram criados o Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio em 1906 e, quatro anos depois, a primeira lei brasileira de ensino agrícola. |
Resumo (segunda língua): | Discussions on agricultural modernization and the formation of specialized workers, already present throughout the 19th century, were highlighted by the establishment of the National Society of Agriculture (SNA). This fact demonstrated the rise of the landed elite seeking more space in politics, coupled to the emergence of agronomists as holders of scientific knowledge focused on agricultural practices. SNA members counterpoised the power of the São Paulo landed elite and demanded from the central Brazilian government the establishment of a policy that would meet the organization's interests. The Ministry of Agriculture, Industry and Trade (1906) was the result of tensions between the SNA and the São Paulo coffee growers. Four years later, legislation on agricultural education was enacted. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/905 |
ISSN: | 2238-0094 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Os agrônomos e a construção das políticas para o ensino agrícola.pdf | 376,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.