Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/920
Título: | Aspecto gerais da Pedagogia histórico-crítica |
Título(s) alternativo(s): | General aspect of historical-critical Pedagogy |
Autor(es): | Jesus, Lucas Antonio Feitosa de Santos, Juliane dos Andrade, Luiz Gustavo da Silva Bispo |
Palavras-chave: | Educação; Pedagogia; Marxismo; Prática pedagógica; Ensino-aprendizagem; Education; Pedagogy; Teaching-learning; Marxism; Pedagogical practice |
Data do documento: | Jul-2019 |
Editor: | Instituto Federal do Espírito Santo - IFES Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica |
Citação: | JESUS, Lucas Antonio Feitosa de; SANTOS, Juliane dos; ANDRADE, Luiz Gustavo da Silva Bispo. Aspecto gerais da Pedagogia histórico-crítica. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, Vitória, ES, v. 3, n. 1, p. 71-86, 2019 |
Resumo: | Neste artigo buscou-se elaborar um quadro geral sobre os pontos substanciais da Pedagogia Histórico-Crítica. Desenvolvida pelo filósofo e educador Dermeval Saviani (1943-), a Pedagogia Histórico-Crítica assenta-se na proposta de contextualização do saber sistematizado à realidade da prática social. Partindo-se de uma perspectiva sincrética do conhecimento, pretende-se chegar ao concreto pensado através de procedimentos que envolvam a problematização e a instrumentalização teórico-prática onde os alunos, com a mediação do professor, entrarão em contato com o saber construído historicamente, objetivando-se, ao fim, a conversão desses alunos em agentes ativos da transformação social. Neste artigo, mediante levantamento bibliográfico composto majoritariamente por autores marxistas, foram descritos três dos principais pilares da Pedagogia Histórico-Crítica: o trabalho, compreendido como princípio da educação; o materialismo histórico-dialético, entendido como uma abordagem específica para essa pedagogia e para a interpretação do real; e a síntese, concebida como objetivo e finalidade da Pedagogia Histórico-Crítica, a ser obtida através da perspectiva analítica da realidade. |
Resumo (segunda língua): | In this article we have tried to elaborate a general picture about the substantial points of Historical-Critical Pedagogy. Developed by the philosopher and educator Dermeval Saviani (1943-), the Historical-Critical Pedagogy is based on the proposed contextualization of systematized knowledge to the reality of social practice. Starting from a syncretic perspective of knowledge, we intend to reach the concrete thought through procedures that involve problematization and theoretical-practical instrumentalization where students, through the teacher's mediation, will come into contact with historically constructed knowledge, aiming at in the end, the conversion of these students into active agents of social transformation. In this article, through a bibliographic survey composed mainly of Marxist authors, three of the main pillars of Historical-Critical Pedagogy were described: work, understood as the principle of education; dialectical historical materialism, understood as a specific approach to this pedagogy and to the interpretation of the real; and the synthesis, conceived as the objective and purpose of the Historical-Critical Pedagogy, to be obtained through the analytical perspective of reality. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/920 |
ISSN: | 2594-4827 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aspectos gerais da Pedagogia histórico-crítica.pdf | 231,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.