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Título: Ensino de Física para alunos surdos: desafios e implicações na prática pedagógica
Título(s) alternativo(s): Physical education for deaf students: challenges and implications in pedagogical practice
Autor(es): Santos, Silmara Silva dos
Orientador: Silva, Ana Júlia Costa Chaves
Moraes, José Uibson Pereira
Palavras-chave: Física; Educação; Ciências - Ensino; Acessibilidade; Educação inclusiva; Prática pedagógica; Education; Pedagogical practice; Accessibility; Inclusive education; Physics
Data do documento: 12-Dez-2018
Editor: Instituto Federal de Sergipe - IFS
Campus Lagarto
Coordenadoria do Curso de Licenciatura em Física
Citação: SANTOS, Silmara Silva dos. Ensino de Física para alunos surdos: desafios e implicações na prática pedagógica. 2018. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura de Física), Instituto Federal de Sergipe, Lagarto, 2018
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar os aspectos que contribuem ou não para a aprendizagem dos conteúdos de Física por alunos surdos. Teve-se como fundamento o uso da pedagogia visual para a educação de surdos (ARAÚJO; ABIB, 2003; LACERDA, 2014; LABURÚ, 2005; SILVA, 2007). Delimitaram-se como público alvo três alunas surdas do Ensino Médio Regular, sendo duas do 3º ano e uma do 2º ano, matriculadas no Colégio Estadual Prof. Abelardo Romero Dantas, localizada no município de Lagarto/SE. A metodologia foi construída sob uma abordagem qualitativa do tipo etnográfica, baseada em observações e entrevistas semiestruturadas, direcionadas aos docentes das turmas, às respectivas estudantes e aos intérpretes, sobre questões pertinentes ao processo ensino-aprendizagem, no que diz respeito a métodos de ensino no exercício da docência. Verificou-se que o ensino de Física tem ocorrido de forma habitual, seguindo um padrão de apresentação do conteúdo no quadro, explicação dialogada e exercícios, sem participação direta das alunas surdas. As metodologias de ensino tem se expandido junto ao surgimento de novas tecnologias, contudo, a pesquisa mostrou que as práticas pedagógicas aplicadas no ensino de Física para surdos, têm implicado na aversão dos discentes pela disciplina, já que sentem grande dificuldade de compreensão, tendo em vista a não participação das estudantes durante as aulas.
Resumo (segunda língua): This research had as objective to analyze the aspects that contribute or not to the learning of the contents of Physics by deaf students. It was based on the use of visual pedagogy for the education of the deaf (ARAÚJO; ABIB, 2003; LACERDA, 2014; LABURÚ, 2005; SILVA, 2007). Three deaf students of the Regular High School were delimited as target audience, being two of the 3rd year and one of the 2nd year, enrolled in the State College Prof. Abelardo Romero Dantas, located in the municipality of Lagarto / SE. The methodology was constructed under a qualitative ethnographic approach, based on observations and semi-structured interviews, directed to the teachers of the classes, the respective students and the interpreters, on questions pertinent to the teaching-learning process, with respect to teaching methods in the teaching practice. It was verified that the physics teaching has occurred in a habitual way, following a pattern of presentation of the content in the framework, dialogic explanation and exercises, without direct participation of the deaf students. Teaching methodologies have expanded with the emergence of new technologies, however, research has shown that the pedagogical practices applied in physics teaching for the deaf have implied students' aversion to the subject, since they feel great difficulty understanding, taking into account student participation during class.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/936
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Física

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