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Título: Erros conceituais em objetos de aprendizagem à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa
Título(s) alternativo(s): Conceptual errors in learning objects in light of the Meaningful Learning Theory
Autor(es): Moraes, José Uibson Pereira
Viana-Barbosa, Celso José
Palavras-chave: Inclusão digital; Ciências - Ensino; Física; Aprendizagem; Tecnologia da informação; Ensino médio; Digital inclusion; Science - teaching; Physics; Learning; Information technology; Education
Data do documento: 2011
Editor: Associação Sergipana de Ciência
Universidade Federal de Sergipe - UFS
Citação: MORAES, José Uibson Pereira, VIANA-BARBOSA, Celso José. Erros conceituais em objetos de aprendizagem à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. Scientia Plena, São Cristóvão, v. 7, n. 6, p. 1-11, 2011
Resumo: O crescente desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação pode levar ao uso dessas tecnologias em salas de aula, principalmente em aulas de física. O desenvolvimento de objetos virtuais de aprendizagem, como simulações e animações, para ser usado no ensino de física deve levar em conta as teorias cognitivas de aprendizagem, para garantir o sucesso dessas ferramentas educacionais. Nesse caso, esses objetos foram analisados à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa, onde se buscou verificar se tais objetos podem ser considerados como sendo materiais potencialmente significativos, e caso não o fossem, que implicações isso teria para a aprendizagem do aluno. Apresentamos aqui resultados parciais de uma investigação sobre erros conceituais em objetos de aprendizagem para o ensino de física e discutimos a implicação desses erros para a aprendizagem dos conceitos da física.
Resumo (segunda língua): Increasing development of Information Technology and Communication can lead to use of these technologies in classrooms, mainly in physics classes. Development of virtual objectslearning, such as simulations and animations, to be used in teaching physics should take into account the cognitive theories of learning, to ensure the success of these educational tools. In this case, these objects were analyzed based on the Theory of Meaningful Learning, which aimed to verify whether such objects can be regarded as potentially significant materials, and if they were not, what implications this would have on student learning. We present partial results of a research into conceptual errors in learning objects for teaching physics and discuss the implications of these errors for the learning of physics concepts.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/949
ISSN: 1808-2793
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Física

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