Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/949
Título: | Erros conceituais em objetos de aprendizagem à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa |
Título(s) alternativo(s): | Conceptual errors in learning objects in light of the Meaningful Learning Theory |
Autor(es): | Moraes, José Uibson Pereira Viana-Barbosa, Celso José |
Palavras-chave: | Inclusão digital; Ciências - Ensino; Física; Aprendizagem; Tecnologia da informação; Ensino médio; Digital inclusion; Science - teaching; Physics; Learning; Information technology; Education |
Data do documento: | 2011 |
Editor: | Associação Sergipana de Ciência Universidade Federal de Sergipe - UFS |
Citação: | MORAES, José Uibson Pereira, VIANA-BARBOSA, Celso José. Erros conceituais em objetos de aprendizagem à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. Scientia Plena, São Cristóvão, v. 7, n. 6, p. 1-11, 2011 |
Resumo: | O crescente desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação pode levar ao uso dessas tecnologias em salas de aula, principalmente em aulas de física. O desenvolvimento de objetos virtuais de aprendizagem, como simulações e animações, para ser usado no ensino de física deve levar em conta as teorias cognitivas de aprendizagem, para garantir o sucesso dessas ferramentas educacionais. Nesse caso, esses objetos foram analisados à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa, onde se buscou verificar se tais objetos podem ser considerados como sendo materiais potencialmente significativos, e caso não o fossem, que implicações isso teria para a aprendizagem do aluno. Apresentamos aqui resultados parciais de uma investigação sobre erros conceituais em objetos de aprendizagem para o ensino de física e discutimos a implicação desses erros para a aprendizagem dos conceitos da física. |
Resumo (segunda língua): | Increasing development of Information Technology and Communication can lead to use of these technologies in classrooms, mainly in physics classes. Development of virtual objectslearning, such as simulations and animations, to be used in teaching physics should take into account the cognitive theories of learning, to ensure the success of these educational tools. In this case, these objects were analyzed based on the Theory of Meaningful Learning, which aimed to verify whether such objects can be regarded as potentially significant materials, and if they were not, what implications this would have on student learning. We present partial results of a research into conceptual errors in learning objects for teaching physics and discuss the implications of these errors for the learning of physics concepts. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/949 |
ISSN: | 1808-2793 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Erros conceituais em objetos de aprendizagem.pdf | 794,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.