Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/953
Título: | O Livro Didático de Física e o Ensino de Física: suas relações e origens |
Título(s) alternativo(s): | The Physics Textbook and the Physics Teaching: their relations and origins |
Autor(es): | Moraes, José Uibson Pereira |
Palavras-chave: | Ciências - Ensino; Física; Livro didático; Ensino médio; Science - teaching; Physics; Textbook; Education |
Data do documento: | 2011 |
Editor: | Associação Sergipana de Ciência Universidade Federal de Sergipe - UFS |
Citação: | MORAES, José Uibson Pereira, O Livro didático de Física e o ensino de Física: suas relações e origens. Scientia Plena, São Cristóvão, v. 7, n. 9, p. 1-4, 2011 |
Resumo: | O Livro Didático de Física desempenha importância fundamental no Ensino de Física principalmente na Educação Básica. No ambiente escolar, o livro torna-se a principal referência e local de acesso aos conteúdos de Física. Neste trabalho é feita uma análise das relações que existem entre o livro didático de física e o ensino desta disciplina. Para isso, foi preciso resgatar as origens tanto da disciplina física no ensino médio quanto do uso do livro didático. Nota-se que a influência do livro didático é muito grande na maneira com que o professor conduz seu ensino. Sendo assim, destaca-se a necessidade dos professores de física conhecerem tais relações e seu processo histórico. |
Resumo (segunda língua): | The Textbook of Physical Education plays a fundamental importance in physics mainly in Education. In a school setting, the book becomes the main reference and local access to the contents of physics. This paper presents an analysis of the relations existing between the textbook and the teaching of physical discipline. For this, we need to rescue both the origins of physical discipline in secondary education and the use of the textbook. Note that the influence of the textbook is very large in the way the teacher conducts its teaching. Thus, there is the need for physics teachers know these relations and their historical process. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/953 |
ISSN: | 1808-2793 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O Livro Didático de Física.pdf | 37,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.