Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/953
Título: O Livro Didático de Física e o Ensino de Física: suas relações e origens
Título(s) alternativo(s): The Physics Textbook and the Physics Teaching: their relations and origins
Autor(es): Moraes, José Uibson Pereira
Palavras-chave: Ciências - Ensino; Física; Livro didático; Ensino médio; Science - teaching; Physics; Textbook; Education
Data do documento: 2011
Editor: Associação Sergipana de Ciência
Universidade Federal de Sergipe - UFS
Citação: MORAES, José Uibson Pereira, O Livro didático de Física e o ensino de Física: suas relações e origens. Scientia Plena, São Cristóvão, v. 7, n. 9, p. 1-4, 2011
Resumo: O Livro Didático de Física desempenha importância fundamental no Ensino de Física principalmente na Educação Básica. No ambiente escolar, o livro torna-se a principal referência e local de acesso aos conteúdos de Física. Neste trabalho é feita uma análise das relações que existem entre o livro didático de física e o ensino desta disciplina. Para isso, foi preciso resgatar as origens tanto da disciplina física no ensino médio quanto do uso do livro didático. Nota-se que a influência do livro didático é muito grande na maneira com que o professor conduz seu ensino. Sendo assim, destaca-se a necessidade dos professores de física conhecerem tais relações e seu processo histórico.
Resumo (segunda língua): The Textbook of Physical Education plays a fundamental importance in physics mainly in Education. In a school setting, the book becomes the main reference and local access to the contents of physics. This paper presents an analysis of the relations existing between the textbook and the teaching of physical discipline. For this, we need to rescue both the origins of physical discipline in secondary education and the use of the textbook. Note that the influence of the textbook is very large in the way the teacher conducts its teaching. Thus, there is the need for physics teachers know these relations and their historical process.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/953
ISSN: 1808-2793
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O Livro Didático de Física.pdf37,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.