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https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/960
Título: | Memória, paráfrase e polissemia em diários de leituras: análise dos gestos de interpretação de estudantes do ensino médio. |
Título(s) alternativo(s): | Memory, paraphrase and polysemy in reading diaries: analysis of interpretation gestures of high school students. |
Autor(es): | Ribeiro, Vinícius Valença |
Palavras-chave: | Paráfrase; Polissemia; Memória; Ensino médio; Diário de leitura; Instituto Federal de Sergipe; Paraphrase; Polysemy; Memory; High school; Reading diarie; Língua Portuguesa |
Data do documento: | Ago-2018 |
Editor: | Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL Centro de Pós-Graduação |
Citação: | RIBEIRO, Vinícius Valença. Memória, paráfrase e polissemia em diários de leituras: análise dos gestos de interpretação de estudantes do ensino médio. Rev. Memorare, Tubarão - SC, v. 5, n. 2, p. 58-82, 2018 |
Resumo: | Este artigo desenvolve um estudo analítico de duas sequências discursivas materializadas em diários de leituras elaborados por estudantes do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) como atividade componente da disciplina de Língua Portuguesa. Os pressupostos teóricos do estudo são as noções, em Análise do Discurso, de interpretação e autoria, memória, paráfrase e polissemia como estão desenvolvidas em Pêcheux (1983/2015a; 1983/2015b) e Orlandi (2007; 2012). Para a discussão sobre memória, o trabalho acrescenta concepções de Furlanetto (2010) e Paveau (2013). A análise dos aspectos parafrásticos, polissêmicos e de memória busca conhecer o que se reitera e o que se modifica nas sequências. A investigação é desenvolvida por meio do cotejo entre as sequências dos diários e formulações de outros textos, oferecendo a possibilidade de esboçar como as filiações discursivas dos sujeitos dos diários determinam o funcionamento da interpretação. |
Resumo (segunda língua): | This paper develops an analytical study of two discursive sequences materialized in reading journals produced by students attending High School at Sergipe Federal Institute of Education, Science and Technology. They were produced as a component activity for Portuguese classes. The theoretical basis are the conceptions of interpretation and authorship, memory, paraphrase and polysemy by Discourse Analysis as they are developed in Pêcheux (1983/2015a;1983/2015b) and in Orlandi (2007;2012). Concerning the discussion about memory specifically, the work adds notions from Furlanetto (2010) and Paveau (2013). The analysis of paraphrastic, polysemic and memory issues attempts to understand what is repeated and modified in the sequences. Research is developed by relating the journal sequences with formulations of other texts presenting possibilities of outlining how the discursive affiliations of the subjects in the journals guide the functioning of interpretation |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/960 |
ISSN: | 2358-0593 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Hospedagem e Lazer |
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