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Título: Um estudo das evidências físicas do atrativo turístico Mercado Antônio Franco, em Aracaju/SE
Título(s) alternativo(s): A study of the physical evidence of the tourist attraction Mercado Antônio Franco, in Aracaju / SE
Autor(es): Souza, Maria da Glória Cordeiro de
Santos, Tamires Costa
Orientador: Picanço, Cristiane Santos
Palavras-chave: Turismo; Marketing; Mercado Municipal Antônio Franco; Tourism
Data do documento: 26-Nov-2018
Editor: Instituto Federal de Sergipe - IFS
Campus Aracaju
Coordenadoria do Curso Superior em Gestão de Turismo
Citação: SOUZA, Maria da Glória Cordeiro de, SANTOS, Tamires Costa. Um estudo das evidências físicas do atrativo turístico Mercado Antônio Franco, em Aracaju/SE. 2018. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Turismo) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2018.
Resumo: O estudo das evidências físicas busca analisar as potencialidades e fragilidades no cenário onde os serviços são desenvolvidos, para sugerir intervenções que reflitam na satisfação do consumo. As evidências físicas são os elementos físicos e visuais presentes no cenário de serviço, como o layout, as luzes, o tamanho, as cores, a aparência do cenário de serviço e os trajes dos funcionários. São percebidos pelos clientes, através dos seus cinco sentidos. Logo, entende-se que é salutar o estudo das evidencias físicas em um atrativo turístico, quando, é claro, este se configurar como um espaço físico. Desse modo, a presente pesquisa se debruçou sobre o estudo das evidências físicas no cenário de serviço do Mercado Municipal Antônio Franco, por ser um atrativo cultural de grande representatividade para o destino turístico Aracaju. Teve como objetivo geral analisar as evidências físicas do Mercado Antônio Franco, em Aracaju, Sergipe e a sua influência neste atrativo turístico. Especificamente, buscou: entender o marketing de serviços e sua relação com o turismo; descrever o mercado a partir das suas evidências físicas; avaliar a percepção dos turistas quanto às evidências físicas do mercado; e verificar como as evidências físicas do mercado podem afetar a experiência do turista no consumo local. Caracteriza-se como uma pesquisa de campo, que investigou, por meio da percepção da demanda turística, informações acerca das evidências físicas no cenário de serviço supracitado. Por este viés, trata-se também de um Estudo de Caso. Foi usado o modelo de Bitner (1992) para a investigação das evidências físicas, devido a sua flexibilidade de adaptação ao tipo de serviço avaliado. A pesquisa tem caráter exploratório, é descritiva, de abordagem quantitativa e métodos estatísticos. A amostra compreendeu os turistas que visitaram o mercado no mês de setembro de 2018. Foram utilizados como instrumento de pesquisa, formulário e Software. Os resultados revelaram que a experiência do turista no atrativo cultural do Mercado Antônio Franco poderia ser melhor. De modo geral, as reações dos turistas sobre as evidências foram positivas, mas algumas dimensões avaliadas tiveram menor respaldo. Na dimensão “condição do ambiente” somente a temperatura e cor favoreceram o cenário. Sobressaiu-se na observação dos turistas, a dimensão “layout e funcionalidade do espaço”. Quanto à sinalização existente no mercado, ficou claro que não é suficiente para instruir os visitantes e gerar uma boa comunicação. Logo, observou-se a necessidade de um melhor gerenciamento das evidências físicas presentes no espaço, para que elas possam contribuir com o posicionamento e diferenciação do atrativo Mercado Municipal Antônio Franco, no cenário do turismo.
Resumo (segunda língua): The study of the physical evidence seeks to analyze the potentialities and weaknesses in the scenario where the services are developed, to suggest interventions that reflect the satisfaction of consumption. Physical evidence is the physical and visual elements present in the service scenario, such as the layout, lights, size, colors, appearance of the service scenario, and employee attire. They are perceived by customers through their five senses. Therefore, it is understood that the study of physical evidence in a tourist attraction is salutary, when, of course, this is configured as a physical space. Thus, the present research focused on the study of the physical evidence in the service scenario of the Antônio Franco Municipal Market, as it is a cultural attraction of great representativeness for the Aracaju tourist destination. Its objective was to analyze the physical evidence of the Antônio Franco Market in Aracaju, Sergipe and its influence on this tourist attraction. Specifically, it sought to: understand service marketing and its relationship with tourism; describe the market from its physical evidence; evaluate the tourists' perception of the physical evidence of the market; and to verify how the physical evidence of the market can affect the experience of the tourist in the local consumption. It is characterized as a field research, which investigated, through the perception of tourist demand, information about the physical evidence in the service scenario mentioned above. For this bias, it is also a case study. The Bitner model (1992) was used to investigate the physical evidence, due to its flexibility of adaptation to the type of service evaluated. The research is exploratory, descriptive, quantitative and statistical methods. The sample comprised tourists who visited the market in September 2018. They were used as research instrument, form and Software. The results revealed that the tourist experience in the cultural attraction of Mercado Antônio Franco could be better. In general, tourists reactions to the evidence were positive, but some dimensions evaluated were less supported. In the dimension "condition of the environment" only the temperature and color favored the scenario. Outstanding in the observation of tourists, the dimension "layout and functionality of space". As for the signage on the market, it was clear that it is not enough to educate visitors and generate good communication. Therefore, it was observed the need for a better management of the physical evidences present in the space, so that they can contribute with the positioning and differentiation of the attractive Municipal Market Antônio Franco, in the tourism scenario
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/977
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Gestão de Turismo

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