Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1022
Título: Mediações tecnológicas: perspectivas de docentes do ensino médio sobre o uso das TIC em atividades pedagógicas
Título(s) alternativo(s): Technological mediations: high school perspectives on the use of ICT in pedagogical activities
Autor(es): Jesus, Lucas Antonio Feitosa de
Nascimento, Raiza Batista Torres
Santos, Luiz Carlos Pereira
Palavras-chave: Educação - Sergipe; Tecnologia da informação; Comunicação; Ensino médio; Prática pedagógica; Formação do professor; Education; Information technology; Teacher training; Communication
Data do documento: Set-2019
Editor: Universidade Federal de Sergipe - UFS
Citação: JESUS, Lucas Antonio Feitosa de; NASCIMENTO, Raiza Batista Torres; SANTOS, Luiz Carlos Pereira. Mediações tecnológicas: perspectivas de docentes do ensino médio sobre o uso das TIC em atividades pedagógicas. In: Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 13, São Cristóvão. 2019. Anais eletrônicos... São Cristóvão, UFS, v. 13, n. 01, p. 23-35, set., 2019
Resumo: A ubiquidade das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) influencia as mais variadas esferas da humanidade, dentre as quais a educação é a mais emblemática. É preciso refletir os papéis que a escola e os docentes devem assumir como mediadores da informação. O presente artigo segue esta linha de reflexão. No primeiro semestre de 2019, vinte professores do Ensino Médio de Aracaju foram entrevistados via formulário. O objetivo foi analisar de que modo esses docentes relacionam-se com as TIC em seus fazeres pedagógicos. As considerações finais indicam a necessidade de pesquisas empíricas mais aprofundadas que objetivem o desenvolvimento de processos educativos crescentemente harmonizados com a sociedade do conhecimento.
Resumo (segunda língua): The ubiquity of Information and Communication Technologies (ICT) influences the most varied spheres of humanity, among which education is the most emblematic. It is necessary to reflect the roles that the school and the teachers should assume as mediators of information. The present article follows this line of reflection. In the first semester of 2019, twenty teachers from the High School of Aracaju were interviewed through form. The objective was to analyze how these teachers relate to ICT in their pedagogical tasks. The final considerations indicate the need for more empirical researches that aims at the development of educational processes increasingly harmonized with the knowledge society.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1022
ISSN: 1982-3657
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mediacoes_tecnologicas_perspectivas_de_docentes_do_ensino_medio_s.pdf831,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.