Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1229
Título: | Modelos cosmológicos contemporâneos como ferramentas para o ensino de Física Moderna |
Título(s) alternativo(s): | Contemporary cosmological models as tools for teaching Modern Physics |
Autor(es): | Santos, Denisson Pereira |
Orientador: | Freitas, Augusto dos Santos |
Palavras-chave: | Educação; Modelos Cosmológicos; Física; Transposição Didática; Ensino médio; Didactic Transposition; Physics; Cosmological Models; Education; High school |
Data do documento: | 26-Jun-2019 |
Editor: | Instituto Federal de Sergipe - IFS Campus Lagarto Coordenadoria do Curso de Licenciatura em Física |
Citação: | SANTOS, Denisson Pereira. Modelos cosmológicos contemporâneos como ferramentas para o ensino de Física Moderna. 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura de Física) - Instituto Federal de Sergipe, Lagarto, 2019 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo apresentar uma proposta de como os modelos cosmológicos podem ser utilizados como aplicações para o ensino médio, tomando como principal referencial teórico Yves Chevallard e a teoria da transposição didática. Utilizou- se como fundamento teórico para a inserção de conteúdos de Física Moderna e contemporânea no Ensino médio (OSTERMANN; MOREIRA, 2000; DOMINGUINI, 2012; OLIVEIRA; VIANNA; GERBASSI, 2007; IACHEL; NARDI, 2009; MARANDINO, 2004; BROCKINGTON; PIETROCOLA, 2005), que abordam a respeito dos conteúdos da física moderna, a possível contextualização de conceitos partindo de questões desses determinados assuntos e a transposição didática. Foi delimitada como objeto de pesquisa a coleção de livros para o ensino médio do Alberto Gaspar “Compreendendo a Física” segunda edição, contendo três volumes (Mecânica; Ondas, óptica e termodinâmica; Eletromagnetismo e física moderna). A pesquisa é de aspecto bibliográfico, tendo sido construída com base em levantamentos de dados acerca da transposição didática e sua prática ligada à física contemporânea. |
Resumo (segunda língua): | The present work had as objective to present a proposal of how the cosmological models can be used as applications for high school, taking as main theoretical reference Yves Chevallard and the didactic transposition theory. It was used as a theoretical foundation for the insertion of contents of Modern and Contemporary Physics in High School (OSTERMANN; MOREIRA, 2000; DOMINGUINI, 2012; OLIVEIRA; VIANNA; GERBASSI, 2007; IACHEL; NARDI, 2009; MARANDINO, 2004; BROCKINGTON; PIETROCOLA, 2005), which deal with the contents of modern physics, the possible contextualization of concepts based on questions of these subjects and didactic transposition. The collection of books for high school of Alberto Gaspar " Compreendendo a Física" second edition, containing three volumes (Mechanics; Waves, Optics and Thermodynamics; Electromagnetism and Modern Physics) was delimited as research object. The research is of bibliographic aspect, having been constructed based on data surveys about didactic transposition and its practice linked to contemporary physics. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1229 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Denisson Pereira Santos - 06.2019.pdf | 438,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.