Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1229
Título: Modelos cosmológicos contemporâneos como ferramentas para o ensino de Física Moderna
Título(s) alternativo(s): Contemporary cosmological models as tools for teaching Modern Physics
Autor(es): Santos, Denisson Pereira
Orientador: Freitas, Augusto dos Santos
Palavras-chave: Educação; Modelos Cosmológicos; Física; Transposição Didática; Ensino médio; Didactic Transposition; Physics; Cosmological Models; Education; High school
Data do documento: 26-Jun-2019
Editor: Instituto Federal de Sergipe - IFS
Campus Lagarto
Coordenadoria do Curso de Licenciatura em Física
Citação: SANTOS, Denisson Pereira. Modelos cosmológicos contemporâneos como ferramentas para o ensino de Física Moderna. 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura de Física) - Instituto Federal de Sergipe, Lagarto, 2019
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo apresentar uma proposta de como os modelos cosmológicos podem ser utilizados como aplicações para o ensino médio, tomando como principal referencial teórico Yves Chevallard e a teoria da transposição didática. Utilizou- se como fundamento teórico para a inserção de conteúdos de Física Moderna e contemporânea no Ensino médio (OSTERMANN; MOREIRA, 2000; DOMINGUINI, 2012; OLIVEIRA; VIANNA; GERBASSI, 2007; IACHEL; NARDI, 2009; MARANDINO, 2004; BROCKINGTON; PIETROCOLA, 2005), que abordam a respeito dos conteúdos da física moderna, a possível contextualização de conceitos partindo de questões desses determinados assuntos e a transposição didática. Foi delimitada como objeto de pesquisa a coleção de livros para o ensino médio do Alberto Gaspar “Compreendendo a Física” segunda edição, contendo três volumes (Mecânica; Ondas, óptica e termodinâmica; Eletromagnetismo e física moderna). A pesquisa é de aspecto bibliográfico, tendo sido construída com base em levantamentos de dados acerca da transposição didática e sua prática ligada à física contemporânea.
Resumo (segunda língua): The present work had as objective to present a proposal of how the cosmological models can be used as applications for high school, taking as main theoretical reference Yves Chevallard and the didactic transposition theory. It was used as a theoretical foundation for the insertion of contents of Modern and Contemporary Physics in High School (OSTERMANN; MOREIRA, 2000; DOMINGUINI, 2012; OLIVEIRA; VIANNA; GERBASSI, 2007; IACHEL; NARDI, 2009; MARANDINO, 2004; BROCKINGTON; PIETROCOLA, 2005), which deal with the contents of modern physics, the possible contextualization of concepts based on questions of these subjects and didactic transposition. The collection of books for high school of Alberto Gaspar " Compreendendo a Física" second edition, containing three volumes (Mechanics; Waves, Optics and Thermodynamics; Electromagnetism and Modern Physics) was delimited as research object. The research is of bibliographic aspect, having been constructed based on data surveys about didactic transposition and its practice linked to contemporary physics.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1229
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Denisson Pereira Santos - 06.2019.pdf438,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.