Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1280
Título: A Influência da aplicação de demonstrações experimentais no ensino de Óptica
Título(s) alternativo(s): The Influence of the application of experimental demonstrations in the teaching of Optics
Autor(es): Santa Rosa, Josefa Geisiane Santana
Orientador: Ribeiro, Paulo Jorge Montes
Santos, José Osman dos
Palavras-chave: Educação; Física; Óptica; Ciências - Ensino; Ensino médio; Ensino-aprendizagem; Education; High school; Physics; Optics; Teaching-learning; Science - teaching
Data do documento: 18-Ago-2017
Editor: Instituto Federal de Sergipe - IFS
Campus Lagarto
Coordenadoria do Curso de Licenciatura em Física
Citação: SANTA ROSA, Josefa Geisiane Santana. A Influência da aplicação de demonstrações experimentais no ensino de Óptica. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura de Física) - Instituto Federal de Sergipe, Lagarto, 2017.
Resumo: A desmotivação dos estudantes pela ciência Física tem sido amplamente mencionada em diversos trabalhos. Conduzindo o estudante a externar uma aversão pela disciplina, todavia quando questionados do porquê da aversão a respeito da disciplina, logo se vê que o problema está também ligado a outras disciplinas. Também é questionado a falta de ligação entre teoria e prática, esta provida de experimentos que tende a ser raros em sala de aula quando se fala em ensino de Física. Este trabalho possui como objetivo contribuir para o uso de experimentos didáticos em sala de aula onde foi desenvolvida uma sequência didática utilizando a aprendizagem significativa, procurando melhor o ensino e ter uma melhor aprendizagem. Os experimentos utilizados neste trabalho têm como fundamento os conteúdos de óptica. Após a realização do processo de inferir o conhecimento dos alunos foi aplicado os conteúdos e discutidos em um processo dialógico com a utilização de recursos experimentais, para que em seguida fosse realizada a inferência a respeito da aprendizagem. Estas análises foram feitas através de questionários aplicados em uma turma de 2° ano do ensino médio do curso de redes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe-Campus Lagarto.
Resumo (segunda língua): The students’ demotivation for physical science has been widely mentioned in several works. By leading the student to express an empathy for the discipline, all the way when asked about the reason for the empathy about the discipline, it is soon seen that the problem is also linked to other disciplines, the main ones being Mathematics and Portuguese, but also the lack of the link between theory and practice is provided by experiments that have to be rare in the classroom when it comes to teaching physics. This work aims to contribute to the use of didactic experiments in the classroom where a didactic sequence was developed using meaningful learning, seeking better teaching and better learning. The experiments used in this work are based on optical contents. After the process of inferring the knowledge of the students was applied, the contents were applied and discussed in a dialogical process using experimental resources, so that the inference about learning was then made. These analyzes were made through questionnaires applied in a 2nd year high school class of the network course of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Sergipe-Campus / Lagarto.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1280
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Joseja Geisiane Santana Santa Rosa - 08.2017.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.