Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1458
Título: Análise de Livros Didáticos de Matemática em relação à Disposição de Tarefas à Luz da Atenção como um Mecanismo Neurocognitivo
Título(s) alternativo(s): Analysis of Math Textbooks in relation to Task Arrangement in the Light of Attention as a Neurocognitive Mechanism
Autor(es): Silva, Luciano Pontes da
Fonseca, Laerte Silva da
Palavras-chave: Educação; Livro didático; Trigonometria; Neurociência cognitiva; Psicologia; Didactic book; Education; Trigonometry; Cognitive neuroscience; Psychology
Data do documento: Jul-2019
Editor: Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECIM
Citação: SILVA, Luciano Pontes da; FONSECA, Laerte Silva da. Análise de Livros Didáticos de Matemática em relação à Disposição de Tarefas à Luz da Atenção como um Mecanismo Neurocognitivo. Acta Scientiae, Canoas, v. 21, n.4, p.160-173, Jul./Ago. 2019
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as tarefas sobre funções trigonométricas apresentadas em três livros aprovados nos últimos três PNLD, de 2009 a 2017 quanto aos Níveis de Transferência de Atenção segundo Sternberg (2010). A pesquisa tem caráter documental, dentro de seu objetivo traçado e está divida em duas sessões. A primeira concerne com a parte teórica, concatenando três pilares: o crivo das tarefas segundo Dante (2005); os documentos oficiais, em especial o Guia do Livro Didático e a Atenção, com lentes neurocognitivas como Lent (2002), Lima (2005) e psicológicas com Sternberg (2010) e Willingham (2011) dentre outros. A segunda parte traz em seu bojo a parte empírica do trabalho, com a análise dos três livros, a saber: “Matemática”, de Dante (2005a), “Matemática”, de Ribeiro (2010) e “Novo Olhar Matemática”, de Souza (2013). As tarefas foram crivadas em três níveis de atenção, onde se percebeu que as maiorias das tarefas encontradas nos livros analisados estão dentro do segundo nível, não aparecendo nenhuma no terceiro nível de atenção.
Resumo (segunda língua): The present work aims to analyse the tasks about trigonometric functions showed in three book approved in the three last PNLD, from 2009 to 2017 as to Levels of Attention Transfer according to Sternberg (2010). The research has a documental character, within of goal traced and it is dividing in two sessions. The First one concern with the theoretical part, concatenating three pillars: the task sieve according Dante (2005); the official documents, in special the Textbook Guide and the Attention, with neurocognitive lenses like Lent (2002), Lima (2005) and psychologies like Sternberg (2010) and Willingham (2011), among others. The second part has in your head the empiric part of the work, with analysed of the three books, to know: “Matemática” form Dante (2005a), “Matemática”, from Ribeiro (2010) and “Novo Olhar Matemática” from Souza (2013). The task was sieve in three levels of attention, where perceived that the most of task found in the books are within of the second level, don’t appearing anyone in the third level.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1458
ISSN: 2178-7727
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise de Livros Didáticos de Matemática em relação.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.