Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1865
Título: A pesquisa como princípio pedagógico no currículo integrado: um estudo de caso a partir do Curso Técnico em Nível Médio Integrado ao Ensino Médio em Edificações do IFS - Campus Aracaju.
Título(s) alternativo(s): Research as a pedagogical principle in the integrated curriculum: a case study from the Technical Course at Secondary Level Integrated into High School in Buildings at IFS - Aracaju Campus.
Autor(es): Martins, Marize da Silva
Orientador: Silva, Maria Silene da.
Palavras-chave: Currículo Integrado; Ensino Médio Integrado; Integração.; Pesquisa Princípio Pedagógico; Integrated Curriculum.; Integrated High School; Integration; Research Pedagogical Principle
Data do documento: 19-Fev-2020
Editor: Instituto Federal de Sergipe - IFS
Citação: MARTINS, Marize da Silva. A pesquisa como princípios pedagógico no currículo integrado: um estudo de caso a partir do Curso Técnico em nível médio integrado ao Ensino médio em Edificações do IFS - Campus Aracaju. Orientador: Maria Silene da Silva. 2020. 183 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2020.
Resumo: Desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e tecnológica, essa pesquisa teve como objetivo geral favorecer a compreensão da pesquisa como princípio pedagógico através da reflexão sobre a relação ensino e pesquisa, enfatizando o seu potencial integrador do currículo do Ensino Médio Integrado. Quanto à abordagem, classifica-se como pesquisa qualitativa e quanto ao procedimento, como estudo de caso. Os procedimentos de coleta de dados utilizados foram a revisão bibliográfica e documental, a entrevista semiestruturada e o questionário. Como instrumentos de análise de dados utilizou-se para a revisão bibliográfica e documental a análise crítica (Chizzotti, 2006) e para a análise das entrevistas, a análise de conteúdo, conforme Bardin (2016). As categorias de análise das entrevistas foram: relação entre ensino e pesquisa, pesquisa como princípio pedagógico, pesquisa e EMI, currículo integrado, currículo integrado no IFS, produto educacional. O referencial teórico foi construído com base em Frigotto, Ciavatta e Ramos (2012), Ramos (2014; 2017), Santomé (1998), Freire (2016), Demo (2011; 2015) e Moraes e Lima (2012). O lócus da pesquisa foi o IFS-Campus Aracaju e como caso tomou-se o Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Edificações. Para a abordagem do assunto fez-se um recorte a partir da homologação do Decreto Nº 5.154/2004. Os resultados deste estudo confirmam o potencial integrador da pesquisa no currículo integrado do EMI. A pesquisa gerou como produto educacional o Caderno Pedagógico Integrar pela Pesquisa: o projeto integrador como possibilidade que se constitui em uma alternativa possível de intervenção pedagógica a favor da integração curricular no curso estudado. Com este estudo pretende-se enfatizar a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão no contexto do Ensino Médio Integrado e assim contribuir para o fortalecimento da identidade dos Institutos Federais
Resumo (segunda língua): Developed within the scope of the Graduate Program in Professional and Technological Education, this research had the general objective of favoring the understanding of research as a pedagogical principle through reflection on the relationship between teaching and research, emphasizing its potential integrator of the Integrated High School curriculum. As for the approach, it is classified as qualitative research and as for the procedure, as a case study. The data collection procedures used were the bibliographic and documentary review, the semi structured interview and the questionnaire. As data analysis instruments, critical analysis was used for bibliographic and documentary review (Chizzotti, 2006) and for the analysis of interviews, content analysis, according to Bardin (2016). The categories of analysis of the interviews were: relationship between teaching and research, research as a pedagogical principle, research and EMI, integrated curriculum, integrated curriculum at IFS, educational product. The theoretical framework was built based on Frigotto, Ciavatta and Ramos (2012), Ramos (2014; 2017), Santomé (1998), Freire (2016), Demo (2011; 2015) and Moraes and Lima (2012). The locus of the research was the IFS-Campus Aracaju and as a case, the Integrated Medium Level Technical Course in Buildings was taken. To approach the subject, a cut was made from the approval of Decree No. 5.154 / 2004. The results of this study confirm the potential for integrating research into the integrated EMI curriculum. The research generated the Pedagogical Notebook Integrate for Research as an educational product: the integrative project as a possibility that constitutes a possible alternative for pedagogical intervention in favor of curricular integration in the studied course. This study aims to emphasize the inseparability between teaching, research and extension in the context of Integrated High School and thus contribute to strengthening the identity of Federal Institutes.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1865
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Educação Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Marize da Silva Martins.pdfDissertação6,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
CADERNO PEDÁGÓGICO - Integrar pela pesquisa - O projeto integrador como possibilidade.pdfProduto Educacional5,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.