Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1887
Título: Do humor ao aprendizado: a utilização de memes como ferramenta pedagógica para o ensino da Educação Física no contexto do ensino médio integrado
Autor(es): Lima, Uedson Dantas
Orientador: Nery, Marco Arlindo Amorim Melo
Palavras-chave: Educação Física; Ensino Médio Integrado; Memes; Educação Profissional; Pe; Integrated High School; Memes; Professional education
Data do documento: 18-Fev-2020
Editor: Instituto Federal de Sergipe - IFS
Citação: LIMA, Uedson Dantas. Do humor ao aprendizado: a utilização de memes como ferramenta pedagógica para o ensino da Educação Física no contexto do ensino médio integrado. 2020. 120 f. Orientador: Marco Arlindo Amorim Melo Nery. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2020.
Resumo: Os recursos de comunicação modernos, impulsionados pela popularização da internet ampliaram as possibilidades de envio de dados e propagação de ideias como nunca vistos na história da humanidade. Nesse universo, surgiram os memes, composições que misturam elementos visuais e verbais e constituem-se uma importante ferramenta para ser utilizada com um viés pedagógico, podendo funcionar como um importante aparato educacional que explora a criatividade, capacidade de estabelecer relações entre fatos, conceitos, teorias e práticas cotidianas. Buscando investigar tal hipótese, este trabalho teve como objetivo geral elaborar uma cartilha utilizando memes para o ensino da Educação Física no Ensino Médio Integrado do campus São Cristóvão no curso Técnico de Nível Médio em Manutenção e Suporte em Informática e como objetivos específicos: a) compreender o papel da Educação Física na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e suas nuances no currículo do Ensino Médio Integrado; b) entender a origem do termo meme e suas variações na era digital; c) discutir os principais usos dos memes como ferramenta educativa para o ensino da Educação Física no contexto do Ensino Médio Integrado; d) avaliar a utilização de memes como recursos pedagógicos no ensino da Educação Física. Para isso foi conduzida uma pesquisa de cunho qualitativa cujo resultados serviram para embasar a melhoria do Produto Educacional, neste caso uma cartilha intitulada “Exercício físico e saúde: a ciência por trás dos memes”. Espera-se que a dissertação e produto educacional possam servir de apoio para professores, estudantes e demais pessoas que se interessem pela temática, inclusive abrindo caminhos para que outros conteúdos sejam contemplados na educação profissional. Da mesma forma que os memes, essa pesquisa não pretende esgotar a discussão, tão pouco o universo infinito de ideias que podem ser utilizadas no desenvolvimento de aulas mais prazerosas e que consigam motivar os alunos a buscar uma formação crítica e participativa.
Resumo (segunda língua): Modern communication resources, driven by the popularization of the internet, have expanded the possibilities for sending data and spreading ideas like never before in human history. In this universe, memes have emerged, compositions that mix visual and verbal elements and constitute an important tool to be used with a pedagogical bias, and can function as an important educational apparatus that explores creativity, ability to establish relationships between facts, concepts, everyday theories and practices. Seeking to investigate this hypothesis, this work had as its general objective to elaborate a booklet using memes for the teaching of Physical Education in the Integrated High School of the São Cristóvão campus in the High School Technical Course in Computer Maintenance and Support and as specific objectives: a) to understand the role of Physical Education in the area of Languages, Codes and their Technologies and their nuances in the Integrated High School curriculum; b) understand the origin of the term meme and its variations in the digital age; c) discuss the main uses of memes as an educational tool for Physical Education teaching in the context of Integrated High School; d) to evaluate the use of memes as pedagogical resources in Physical Education teaching. To this end, a qualitative research was conducted whose results served to support the improvement of the Educational Product, in this case a booklet entitled “Physical exercise and health: the science behind memes”. It is hoped that the dissertation and educational product can support teachers, students and other people who are interested in the subject, including opening ways for other content to be included in vocational education. Like memes, this research is not intended to exhaust the discussion, nor is it the infinite universe of ideas that can be used in the development of more pleasurable classes that can motivate students to pursue critical and participatory training.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1887
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Educação Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Uedson Dantas Lima.pdfDissertação5,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Exercício Físico e Saúde a ciência por trás dos memes.pdfProduto Educacional5,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.