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Título: Guia Didático de Noções Jurídicas no EMI: conhecimento Jurídico e Exercício da Cidadania.
Autor(es): Nascimento, Paulo Rodolpho Lima
Orientador: Reis, Igor Adriano de Oliveria
Palavras-chave: Educação jurídica; Ensino médio integrado; Formação humana integral; Interdisciplinaridade; Sequências didáticas; Legal education; Integrated high school; Integral human formation; Interdisciplinarity; Didactic sequences
Data do documento: 29-Out-2020
Editor: Instituição Federal de Sergipe - IFS
Citação: NASCIMENTO, Paulo Rodolpho Lima. Guia didático de noções jurídicas no EMI: conhecimento jurídico e exercício da cidadania. 2020. 24 f. Orientador: Igor Adriano de Oliveira Reis. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2020.
Resumo: O presente Guia Didático é um trabalho produzido no escopo do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT, e foi elaborado com o objetivo de construir conhecimentos elementares em Direito Constitucional, em relação interdisciplinar com a Sociologia I, que é componente curricular do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Alimentos. Destina-se aos docentes de Direito, legislação, Sociologia ou áreas afins que militam na educação profissional e tecnológica. A metodologia escolhida foi a Sequência Didática (SD), por meio da qual são introduzidos conceitos fundamentais do Direito Constitucional, dentro do contexto de Sociologia, incluindo práticas para construção de aprendizagem significativa. Tem a pretensão de contribuir para a formação humana integral, em oposição ao tecnicismo puro e simples, com visitas a formar cidadãos críticos e participativos da sociedade que compõem. A sequência didática foi estruturada de acordo com a teoria de Dolz, Novarraz e Schneuwly (2004), dividindo-se em: a) apresentação da situação (exposição da temática Direito e Sociologia aos alunos, os objetivos e atividades a serem desenvolvidas); b) produção inicial (avaliação dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre a Constituição Federal e registro desses saberes iniciais como ponto de partida); c) quatro módulos (definição de conteúdo, atividades, metodologias e estratégias para produzir o conhecimento); d) produção final (síntese da aprendizagem e avaliação sobre a efetiva contribuição da sequência didática para o atingimento dos objetivos propostos). Objetiva-se que este produto educacional tenha a capacidade de integrar saberes, com vieses de omnilateralidade formativa e desenvolvimento da criticidade e do protagonismo social.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1890
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