Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/196
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2016-11-29T15:09:46Z-
dc.date.available2016-11-29T15:09:46Z-
dc.date.issued2012-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/196-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo avaliar sensorialmente a geléia de pimentão. A pesquisa foi desenvolvida no Laboratório de Processamento de Alimentos de Origem Vegetal da Universidade Federal de Sergipe. Foi preparada geleia de pimentão (Capsicum annum L.). O teste de aceitação sensorial foi conduzido com a participação de 35 julgadores não treinados. As amostras do produto foram apresentadas de forma monádica, codificadas com número de três dígitos aleatórios e compostas por 10g da amostra. A avaliação foi feita por meio de uma ficha individual, nos quais avaliaram os atributos aparência, textura e qualidade global, por meio de uma escala hedônica estruturada de 9 pontos (9 = gostei extremamente, 5 = não gostei/nem desgostei e 1 = desgostei extremamente). Nessa mesma ficha, foi avaliado a intenção de compra através de uma escala de 5 pontos (1 = certamente não compraria, 2 = Provavelmente não compraria, 3 = talvez comprasse/talvez não comprasse, 4 = provavelmente compraria, e 5 = certamente compraria), a e frequência do consumo de geleia, utilizando uma escala de 5 pontos (1 = nunca consome, 2 = 1 a 2 vezes por mês, 3 = diariamente, 4 = 4 a 6 vezes por semana, e 5 = 1 a 3 vezes por semana). Observou-se que a geleia apresentou para a aparência e a textura, médias das notas referentes aos termos hedônicos “não gostei/nem desgostei” e “gostei ligeiramente”, respectivamente. A qualidade geral obteve nota 5,94. Na intenção de compras, a geleia apresentou um valor de 2,91.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherAssociação Brasileira de Horticultura - ABHpt_BR
dc.subjectCiências agráriaspt_BR
dc.subjectAlimentopt_BR
dc.subjectCapsicum annum Lpt_BR
dc.subjectGeleiapt_BR
dc.subjectAnálise sensorialpt_BR
dc.subjectPimentãopt_BR
dc.subjectAgrarian scienceen
dc.subjectJellyen
dc.subjectPepperen
dc.titleElaboração e análise sensorial de geleia de pimentão ( Capsicum annum L.)pt_BR
dc.title.alternativeElaboration and sensory analysis of chili jelly (Capsicum annuum L.)en
dc.title.alternativeRevista Horticultura Brasileirapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.citationAPADRO, Aline Alves Oliveira Santos [et al.]. Elaboração e análise sensorial de geleia de pimentão ( Capsicum annum L.). Revista Horticultura Brasileira. Brasília. v. 30, n. 2, jul., 2012.pt_BR
dc.contributor.authorPrado, Aline Alves Oliveira Santospt_BR
dc.contributor.authorSantos, Rosângela Maia dospt_BR
dc.contributor.authorSouza, Julianna Freire dept_BR
dc.contributor.authorBrito, Thais Trindade dept_BR
dc.contributor.authorNunes, Tatiana Pachecopt_BR
dc.contributor.authorCarnelossi, Marcelo Augusto Gutierrezpt_BR
dc.description.abstract2Preparation and sensory evaluation of sweet pepper jelly This work aimed to evaluate the sensorial pepper je lly. The research was conducted at the Laboratory of Food Processing Vegetable Federal Uni versity of Sergipe. Was prepared jelly pepper ( Capsicum annum L.). The sensory acceptance test was conducted wit h the participation of 35 untrained panelists. The product samples were prese nted in a monadic, coded with random three- digit number and composed of 10g of sample. The eva luation was made by an individual sheet, in which attributes evaluated appearance, texture and overall quality using a hedonic scale of 9 points (9 = like extremely, 5 = not liked/or disliked and 1 = disliked extremely). On the same token, we evaluated the intention to purchase through a scale of 5 points (1 = definitely would not buy, 2 = probably would not buy, 3 = maybe buy/might not buy , 4 = probably would buy, and 5 = definitely buy), a and frequency of use of jam, using a scale of 5 points (1 = not consume, 2 = 1-2 times per month, day = 3, 4 = 4-6 times per week, and 5 = 1-3 times per week). It was observed that the jelly presented to the appearance and texture, medium not es concerning hedonic terms "did not like / or dislike" and "like slightly", respectively. The ove rall quality achieved note 5,94. In the intention o f buying the jelly showed a value of 2,91.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Alimentos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elaboraçãoeanalisesensorial_Souza.pdf319,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador