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https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/213
Título: | Análise de aceitação da alimentação escolar dos alunos das escolas municipais urbanas de Itabaiana-SE |
Título(s) alternativo(s): | Acceptance Analysis of School Nutrition school students municipal urban Itabaiana-SE |
Autor(es): | Cruz, Lorena Dantas Marcellini, Paulo Sérgio Santos, Alécia Josefa Alves Oliveira Prado, Aline Alves Oliveira Santos Gomes, Adriana Barros Luna Andrade, Filipe Alexandre Milet de |
Palavras-chave: | Ciências agrárias; Alimento; Ensino fundamental; Análise sensorial; Nutrição; Itabaiana - SE |
Data do documento: | Out-2013 |
Editor: | Universidade Federal de Sergipe - UFS Associação Sergipana de Ciência |
Citação: | CRUZ, L. D. [et al.]. Análise de Aceitação da Alimentação Escolar dos alunos das escolas municipais urbanas de Itabaiana-SE. Scientia Plena , São Cristóvão, v. 9, n. 10, out., 2013. |
Resumo: | A alimentação escolar também conhecida como Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), visa atender no mínimo 20% das necessidades nutricionais diárias dos alunos durante sua permanência em sala de aula. O presente estudo teve o objetivo de avaliar a aceitação da alimentação escolar oferecida aos alunos de uma rede municipal de ensino. Foi elaborado um estudo transversal com uma amostra de 990 alunos, do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, correspondente a 8 escolas da rede urbana. Foram aplicados questionários contendo escala estruturada hedônica facial, de cinco pontos para avaliar o grau de aceitação de dez diferentes refeições. Os dados foram analisados pelos testes estatísticos Anova e o de Tukey. Dos 990 alunos da amostra, 387 eram do sexo masculino e 603 do sexo feminino. Na análise dos questionários observou-se uma aceitação com média acima do valor três da escala para as refeições oferecidas. Vale destacar que a maior aceitação foi à preparação bolo bacia e suco, apresentando uma média de 4,39. As preparações oferecidas pelo PNAE aos alunos de uma rede municipal de ensino apresentaram uma aceitação compatível com um padrão sensorial adequado. |
Resumo (segunda língua): | School feeding also known as National School Feeding Programme ( PNAE), aims to meet at least 20 % of the daily nutritional needs of the students during their stay in the classroom . The presen t study aimed to assess the uptake of school meals offered to students of a municipal school . We designed a cross - sectional study with a sample of 990 students from first to fifth year of elementary school , corresponding to 8 schools in the urban network . A questionnaire with structured facial hedonic scale , five points to evaluate the acceptability of ten different meals . Data were analyzed by statistical tests ANOVA and Tukey . Sample of 990 students , 387 were male and 603 female . In the analysis of the qu estionnaires showed a mean acceptance above the value of the scale for three meals offered . Note that the preparation was greater acceptance bowl cake and juice , with an average of 4.39 . Preparations PNAE offered by students of a municipal school had an ac ceptance compatible with a standard adequate sensory . |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/213 |
ISSN: | 1808-2793 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Alimentos |
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